Reportagem publicada no jornal Diário da Manhã — 20 de outubro de 2013
O ministro dos Transportes, César Borges, disse, em audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado ocorrida dia 16, que a fiscalização dos órgãos competentes nas obras da União se dá em cumprimento das leis que são criadas no Congresso. Borges fez tal observação diante de alguns senadores apontarem excesso de fiscalização e assim gerando enormes transtornos com a paralisação das obras.
O senador goiano Wilder Morais (DEM) foi por outro viés: falou ao ministro sobre a necessidade de se fazer um desvio da BR153, indo de Aparecida de Goiânia ao posto da Polícia Rodoviária Federal, saída para Anápolis. O parlamentar ressaltou que “a respectiva BR passa dentro de Goiânia e com isso gera um grande fluxo de caminhões de grande porte na Capital, o que não permite mobilidade urbana, sem se falar nos inúmeros acidentes ocorridos na via, muitos com vítimas fatais”.
Ele inclusive mencionou que a busca desse desvio vem da época em que ele era secretário de Infraestrutura do Estado de Goiás, quando o Ministério estava no comando de Sérgio Passos, o qual César Borges sucedeu.
A Ferrovia Norte-Sul, que trouxe a presidente da República, Dilma Rousseff, a Goiás em março do ano passado para uma visita a um trecho da obra, também é citada pelo senador goiano. Wilder pediu urgência na conclusão da obra, que se arrasta desde 1987. Ele salientou que o modal ferroviário é o ideal para o escoamento de produtos, ganhando e muito do rodoviário na questão ambiental e gerando preço menor em frete, o que propicia maior competitividade.
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