WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Vida longa ao Rio dos Bois!

(Artigo publicado no jornal Diário da Manhã, em 16/01/2013)

Parabéns a todas as pessoas envolvidas na segunda edição da canoagem ecológica, que aconteceu domingo, dia 13, em Mairipotaba. O evento contou com o apoio do prefeito Ademir Antônio, do governo estadual, via Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Corpo de Bombeiros e da Saneago, por meio do gerente da empresa na cidade, Agnaldo Magelo da Silva, uma pessoa muito engajada na defesa do meio ambiente. O êxito do evento contou também com a valiosa participação dos empresários João Dantas (Cemaco) e Carlos Antônio (Comercial Luz & Fio), de muitos fazendeiros da região como também de dezenas de pessoas da cidade, que trabalharam na preparação da comida, no recolhimento de lixo.

Ao longo do percurso no Rio dos Bois, iniciado na fazenda do empresário Carlos Antônio, mais conhecido como Carlão, e concluído na fazenda de João Dantas, os participantes, que estavam em 47 canoas, realizaram o plantio de árvores da própria região, como jatobá, ipê-amarelo, baru, angico, pombeiro entre outras, soltura de 55 mil piaus e recolhimento de lixo, como garrafas plásticas, isopor, latas e outros. Quase 600 quilos de lixo foram recolhidos. Agentes da Semarh encontraram centenas de espinhéis, num deles tinha um surubim de 8 quilos, que foi solto, e 8 redes de malhas de tamanhos diversos.

São ações desta natureza que podem realmente fazer jus ao lema da campanha ecológica que os mairipotabenses estão realizando em prol do Rio dos Bois e que devem ser continuada ao longo do ano: “Vida longa ao rio”. É inconcebível acharmos que o rio terá vida longa se ele não for respeitado como um elemento de grande importância dentro do meio ambiente. Os córregos, os ribeirões, os rios são o sangue da terra. Sem eles, a vida de todos os seres viventes é impossível.

Todos nós devemos ter em mente que, ao buscarmos uma relação amigável com o meio ambiente, estamos, na verdade, promovendo um grande bem-estar a nós mesmos. Nossa vida está umbilicalmente ligada à vida da natureza. Os recursos naturais, sobretudo os hídricos, não são infinitos. Diante disso, faz-se necessário que nossas ações, ao utilizarmos esses recursos, sejam norteadas pelo bom senso.

Diante do sucesso que a canoagem ecológica vem alcançando, pois cada vez mais está envolvendo mais participantes, acredito que o evento se tornou algo sagrado para a maioria dos mairipotabenses. O evento tem de ter um significado muito além de festa, tem de ser realizado com muito respeito para com o rio. Não ser um evento de barulho ecológico.

Conforme foi constatado, alguns participantes ainda estão marcando presença sem se dar conta da seriedade do objetivo ecológico da canoagem. Um grupo de participantes que achou certo jogar latas de cerveja no rio foi advertido pela comissão organizadora e teve de recolher as latas.

O exemplo de Mairipotaba deve ser seguido por todos os municípios, tanto os banhados pelo Rio dos Bois como por outros rios, ou mesmo ribeirões ou córregos. Lutar pela vida de nossos recursos hídricos, volto a frisar, é lutar pela nossa própria vida.

Vida longa ao Rio dos Bois! Vida longa a todos os rios. Vida longa aos nossos recursos hídricos!

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br