Reunião no Ministério da Saúde: senador Wilder Morais e gestores marcam encontro para requerer apoio e auxílio destinado ao Hospital Araújo Jorge
Rafael Freitas
Durante reunião nesta quarta-feira (10) em Brasília, o ministro Ricardo Barros recebeu o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira, o vereador Bernardo do Cais, o senador goiano Wilder Morais, o secretário municipal de saúde, Fernando Machado, e o presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) — responsável pela gestão do hospital — Paulo Moacir, que pediram ajuda do governo federal para solucionar o problema de repasse de verba pública para o Hospital Araújo Jorge, referência no tratamento do câncer em Goiás.
Por falta de repasse, o funcionamento de vários setores especializados do Araújo Jorge está com atendimentos comprometidos. Ricardo Barros disse que enviará técnicos do Ministério da Saúde para avaliar detalhadamente as condições precárias de atendimento por falta de recursos financeiros. E afirmou que só depois dessa avaliação é que a verba federal podará se liberada.
Em decorrência da crise eminente no País, o governo federal tem atrasado o pagamento da parte de custeio mensal que lhe compete, onerando a Prefeitura e o Governo estadual.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o governo estadual, firmou um convênio em maio com o Hospital Araújo Jorge para o repasse mensal de R$ 800 mil. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia afirma está respeitando o trâmite legal e que a parcela atrasada de junho seria enviada ainda na semana passada.
Durante a reunião, o ministro Ricardo Barros se comprometeu a buscar medidas junto à equipe econômica do governo federal para a retomada dos pagamentos o mais rápido possível. No encontro, foi apresentado o déficit financeiro que o hospital enfrenta: cerca de R$ 22 milhões.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)