Notícia publicada pelo jornal Diário da Manhã — 28 de outubro de 2015
Hélmiton Prateado
O senador Wilder (PP-GO) apresentou projeto de lei propondo a regularização do uso de drones (veículos aéreos não-tripulados-Vants) na agricultura, o que, segundo ele, otimizará ainda mais economicamente o setor do agronegócio. “Se o setor do agronegócio ocupa um papel de destaque na economia da brasileira — representando um terço do PIB nacional -, esse destaque deve ser atribuído ao uso de tecnologias mais diversas atividades que envolvem o segmento”, explicou
O parlamentar visa à alteração da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, que dispõe sobre política agrícola, para nela incluir, entre as finalidades da pesquisa agrícola no Brasil, o apoio ao uso de drones.
“O emprego de Vants na agricultura resultará em mais ganho econômico para a agricultura, isso é indiscutível”, diz Wilder. Para ele, o uso dos drones “vai otimizar a produção em seus vários estágios, pois vai permitir que os produtores tenham conhecimento mais detalhado de todo o processo de produção”. Com essa tecnologia, que já está sendo utilizada em alguns estados mesmo sem a regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o senador destaca que haverá mais controle da gestão, o que repercutirá em mais sucesso na atividade”.
Criados primeiramente para finalidades bélicas, essas máquinas ganharam outras utilizações civis; isso devido ao seu poder de captura de imagens e dados. Elas, inclusive, já chegaram ao campo e, na opinião de Wilder, “sua eficiência é incontestável, visto que permitem identificar falhas no plantio, na germinação, doenças de solo, identificação de pragas e combate a elas, permite determinar o momento mais correto de irrigação”.
Há uma consulta pública aberta pela ANAC sobre a utilização desses equipamentos. Wilder observa que eles são um caminho sem volta e que a regulamentação deve ser apressada, e ela deve envolver todos as finalidades de uso, características e as restrições.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)