O Globo trouxe hoje a reportagem “Infraestrutura poderá ter R$ 45 bi de compulsórios”, de Geraldo Doca, que mostra a intenção do governo federal em investir esse monte de recurso no setor de infraestrutura do País.
Essas concessões anunciadas pela União, em aeroportos, rodovias, ferrovias e portos, (abaixo trecho da respectiva reportagem), precisam ganhar vida urgentemente. Sem essas obras infraestruturais, fica impossível o Brasil deslanchar economicamente e desencadear bons reflexos sociais no país de modo geral.
Inclusive, aproveito a oportunidade para chamar a atenção para o nosso aeroporto (foto acima), cuja construção se arrasta por muitos anos. O aeroporto que temos está muito aquém da representatividade de Goiás no cenário econômico nacional.
“O governo deve liberar até R$ 45 bilhões dos depósitos compulsórios (recursos dos bancos retidos no Banco Central) para financiar grandes projetos de infraestrutura, principalmente as obras previstas no pacote de concessões (aeroportos, rodovias, ferrovias e portos). Segundo interlocutores, o volume a ser liberado será destinado exclusivamente para esta finalidade. Além disso, está sendo articulada pelo Palácio do Planalto uma operação coordenada pelo Banco do Brasil, para formar um consórcio com outras cinco instituições financeiras (Caixa, BNDES, Bradesco, Santander e Itaú), a fim de levantar recursos e oferecer condições de financiamento mais favoráveis aos investidores privados. O Tesouro Nacional também poderá entrar para equalizar taxas de juros. As medidas deverão ser anunciadas nas próximas semanas.”
Quem venha a próxima semana para que essas medidas sejam anunciadas!
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)