Notícia publicada no jornal Gazeta do Estado — 27 de janeiro de 2014
Projeto de lei do senador goiano Wilder Morais (PLS 100/2013) que cria o Programa Nacional de Apoio ao Tratamento da Dependência Química (Pronaqui) deve ser analisado nos próximos dias pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A proposta de Wilder prevê a promoção de informações, pesquisa, rastreamento, diagnóstico, reabilitação do dependente e a garantia de recursos financeiros para ações que possam reintegrá-lo à sociedade.
Wilder Morais explica que os usuários “ precisam ser salvos desse abismo do qual não têm disposição psicológica para dele se livrar e que lhes tira a cidadania e, principalmente, a vida”. Segundo o parlamentar, é urgente a busca de solução para os dependentes químicos
A matéria ainda incentiva o patrocínio e as doações aos centros privados de reabilitação sem fins lucrativos, que tenham projetos afins aprovados pelo Ministério da Saúde. A proposta também permite que o valor doado (1% do total declarado) seja deduzido no imposto da pessoa física ou jurídica que abraçar a causa.
Tratamento público insuficiente
Na justificação do projeto , Wilder argumenta que “os centros públicos de atenção à saúde mental não têm sido suficientes para atender a boa parte das pessoas com dependência química, o que tem concorrido para a multiplicação de centros privados voltados para a reabilitação desses indivíduos, notadamente de entidades conhecidas como comunidades terapêuticas”.
A relatora da proposta, senadora Ana Amélia (PP-RS), deu parecer favorável e apresentou substitutivo para, em vez de criar uma nova lei, incorporar o conteúdo da proposta na Lei 12.715/2012, que institui dois programas, segundo a senadora, similares ao Pronaqui: o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas-PCD).
Caso seja aprovado na CAE, a proposta seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, se passar, já será votada no Plenário do Senado.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)