WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

“Prefeito de Carlos Barbosa foi muito infeliz em seu comentário”, diz Wilder Morais

Notícia publicada no jornal Diário da Manhã — 15 de abril de 2014

Posicionamento do prefeito do município de Carlos Barbosa-RS, Fernando Xavier da Silva (PDT) gerou polêmica durante festival gastronômico Festiqueijo 2014. Goianos e baianos foram alvo de uma declaração inoportuna do prefeito ao proferir, em 31 de março, que caso houvesse uma “infestação” de ambos, poderia trazer “fome” para a cidade com menos de 27 mil habitantes.

Conforme o discurso do prefeito, a declaração estava no contexto referente ao primeiro lugar do município no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Desta forma, o prefeito teria solicitado cautela na divulgação de uma feira comercial no município para evitar que a propaganda atraísse pobreza e estimulasse uma “invasão de goianos e baianos”. No entanto, o prefeito disse que foi mal interpretado e também afirmou que pode ter dito algo errado e negou ser preconceituoso.

Mediante o que foi veiculado na imprensa, Fernando Xavier da Silva teria dito o seguinte: “Não temos favela, invasão, gente morando embaixo da lona, do madeirite. Mas temos que ter cuidado ao falar sobre isto. Se colocarmos que aqui só tem coisas boas, as pessoas pensam: ‘Vou para lá!’ Botam a mudança em um caminhão, e vamos ver todas as coisas que não queremos. É importante dizer que, para vir para cá, precisa ter profissão, estudo. Me parece que as pessoas que fizeram a mudança aqui eram baianos e goianos… não queremos isso para o município. Se vier uma infestação aqui de baianos e goianos, vai começar a ter fome, vão ter que invadir algum lugar… e passamos a ter problemas no futuro e quem sabe a nossa tranquilidade e qualidade de vida comecem a cair”.

Mediante a declaração e repercussão nacional, a reportagem do Diário da Manhã consultou alguns políticos para saber o posicionamento do prefeito do município gaúcho. Conforme posicionamento do senador Wilder Morais (DEM), “a sensatez é uma virtude necessária na vida de todos e em se tratando de homens públicos, mais necessária ainda”. O senador considera que o prefeito de Carlos Barbosa (RS), Fernando Xavier, foi muito infeliz em seu comentário. “O Brasil é composto de todos os Estados e de todos os municípios. Temos uma democracia consolidada, que permite que todos os brasileiros, sejam eles mineiros, cariocas, paulistas, gaúchos, goianos, acreanos, baianos, transitem, livremente, por todo o País.”

Diante da situação Wilder Morais salienta que só falta o prefeito Fernando Xavier retroceder ao tempo tenebroso da história e construir um muro à volta de sua cidade para isolá-la, como fez a Alemanha Oriental em 1961. “Se o prefeito de Carlos Barbosa procurar gaúchos pelo Brasil, vai encontrá-los em todos os Estados. Em Goiás, por exemplos, há milhares deles.”

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br