Reportagem publicada no jornal Opção — Edição 1981
O senador Wilder Morais (DEM) vai por outro caminho no debate da necessidade de uma reforma política. “Fala-se em reforma política desde o Brasil Império. Na verdade, o que precisamos fazer agora é uma reforma que fortaleça a democracia, que é a reforma do pacto federativo. A presidente não pode perder essa oportunidade porque o que está acontecendo nas ruas, as manifestações, é o povo pedindo coisas básicas, educação, saúde e segurança.
Segundo Wilder, é uma grande erro a concentração de recursos com a União em detrimento dos Estados e municípios. “Por que o governo federal fica com 72% da arrecadação? Governadores e prefeitos não conseguem investir em nada porque não têm dinheiro. Há quantos anos Estados e municípios estão empobrecidos?”
Para o senador do DEM, bastava a presidente mexer no pacto federativo, para fazer uma redistribuição mais justa da arrecadação com os Estados e municípios. “Mas ela fica fazendo de conta que o problema não é com ela. Que mande dinheiro para os Estados, porque a população precisa dos serviços. Reforma política começa com o pacto federativo, fazendo isso, a presidente faz a maior reforma da vida dela. Que se faça uma redistribuição fiscal. E para isso o governo tem maioria tanto no Senado quanto na Câmara, ele aprova o que quiser.”
A íntegra da reportagem pode ser lida aqui.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)