WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

O menor não é o problema maior

Reportagem publicada pelo jornal Diário da Manhã — 1 de maio de 2015

Para o senador Wilder Morais (DEM), o aliciador de menor é gerador de conflitos e a redução da maioridade penal não irá resolver os problemas da criminalidade

maioridade penal
Fotografia: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Hélmiton Prateado 

O senador goiano Wilder Morais (DEM) apresentou, na semana passada, um projeto de lei de sua autoria que aumenta a pena dos aliciadores de menor para a prática de crimes. Atualmente a pena vai de um a quatro anos, mas o parlamentar busca aumentá-la de cinco a 15 anos. Ele acha que é utópico pensar que tão somente a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos vai resolver os problemas de criminalidade no Brasil. Para ele, “isso simplesmente vai aumentar o número de presos de nossos decadentes presídios,” os quais, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, possuem mais de 700 mil detentos.

“Nós, parlamentares, precisamos ponderar bem sobre isso”, diz o senador, que salienta que “as decisões resultantes do calor da emoção precisam ser evitadas”. Wilder inclusive menciona uma frase do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello para justificar que é improdutiva socialmente essa “tendência conservadora” de encarceramento de jovem. “O ministro se mostra sensato ao dizer que cadeia não conserta ninguém e não resolve os problemas do País, que são outros”, salienta o senador.

Segundo o parlamentar, “entre os muitos problemas não resolvidos do Brasil, temos, por exemplo, o descumprimento de muitas leis pertinentes à nossa Lei de Execução Penal, que no papel é excelente”. Ele ainda cita também que o artigo 6 da nossa Carta Magna, tida como a Constituição Cidadã, não é executado no oferecimento de ações sociais eficientes voltadas à cidadania. “Nesse artigo vamos encontrar que são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados…”, aponta Wilder, afirmando que a respectiva lei não passa de “um belo amontoado de palavras bonitas sem utilidade prática ao cidadão.”

O senador entende que a Justiça deve ficar mais atenta com o maior, e que “o menor é um problema menor.” Para Wilder, é o maior que alicia os menores, que acabam, portanto, se “tornando soldados do crime”. Fato que Wilder aponta como “resultante da incompetência do poder público, que não consegue fazer cumprir o que manda o artigo 6 da Constituição”, sobretudo na questão de “proteção à infância”, aspecto que o parlamentar julga de extrema necessidade.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br